Neuralgia do Trigêmeo
- O que é a Neuralgia do Trigêmeo?
Trigêmeo é o nome do principal nervo responsável por levar ao cérebro as informações sensitivas da face: sensibilidade tátil, térmica e dolorosa, por exemplo. Em alguns casos de disfunção nesse nervo, leves estímulos no rosto desencadeiam ataques curtos de dor. A Neuralgia do Trigêmeo, pode progredir e causar episódios mais longos e mais frequentes de dor de fortíssima intensidade e de caráter lancinante na face. A neuralgia afeta com maior frequência mulheres acima dos 50 anos.
- Posso ter Neuralgia do Trigêmeo? Quais são os sintomas dessa doença?
A Neuralgia se caracteriza por episódios súbitos de dor que surgem espontaneamente ou são desencadeados por estímulos sobre a face, como tocar em um ponto dela, falar, sorrir, escovar os dentes ou mastigar. Geralmente, a dor atinge apenas um lado da face e dura poucos segundos até desaparecer espontaneamente. Porém, a frequência das crises de dor varia bastante e incapacita quem possui a doença. Se você suspeita que tenha Neuralgia do Trigêmeo conforme descrevi acima, sugiro que agende uma avaliação comigo ou busque imediatamente um neurologista ou um neurocirurgião de sua preferência. As dores podem ocorrer em um dos locais da face como mostra a figura a baixo.
- Que exames posso fazer para diagnosticar uma Neuralgia do Trigêmeo?
Cada caso deve ser avaliado individualmente pelo médico para determinar a necessidade ou não de um exame complementar. Geralmente, os principais exames pedidos são os que permitem visualizar o sistema nervoso: Tomografia Computadorizada de Crânio e Ressonância Nuclear Magnética de Crânio.
- Como a Neuralgia do Trigêmeo é tratada?
A primeira linha de tratamento para a Neuralgia trigeminal é medicamentosa. É bastante comum utilizarmos uma classe de medicamentos normalmente empregada na prevenção de crises convulsivas (carbamazepina, por exemplo). Em poucas palavras, os anticonvulsivantes funcionam nesse caso porque diminuem a transmissão nervosa da dor pelo nervo trigêmeo. Isso faz com que o número de crises de dor e sua intensidade diminuam.
- Existe uma cirurgia para tratar a Neuralgia do Trigêmeo?
Sim. Porém, apenas uma boa avaliação médica determinará se seu caso é cirúrgico ou não.
A intervenção cirúrgica pode ser basicamente de três formas: cirurgia aberta, ablação ou neuromodulação.
- A cirurgia aberta consiste no procedimento em que é feita a exposição microcirúrgica da raiz do nervo trigêmeo, identifica-se um vaso sanguíneo que possa estar comprimindo o nervo e faz-se o movimento suave do vaso sanguíneo para longe do ponto de compressão.
- Já na cirurgia ablativa “destrói-se" a parte do nervo que causa a dor e suprime-se a transmissão da dor para o cérebro. Isso pode ser feito de várias formas, tais como: radiofrequência, radiação ionizante, compressão com balão ou injeção de glicerol.
- Por último, existe também a neuromodulação: uma forma de, através de drogas ou pulsos elétricos, alterar o “circuito” neurológico que está causando os sintomas do paciente. No caso da Neuralgia trigeminal, pode-se adicionar um ou mais eletrodos próximo aos nervos, logo acima do cérebro ou às vezes no seu interior, para fornecer estimulação elétrica à parte do cérebro responsável pela sensação do rosto e interromper as dores.