Hérnia de Disco

hérnia de disco
  • Estou sentindo muita dor nas costas. Posso ter hérnia de disco?

As costas podem doer por vários motivos e uma deles é a hérnia de disco. Entretanto, é de extrema importância avaliar com o profissional neurocirurgião qual a raiz desse problema.

  • Em que consiste a Hérnia de Disco?

Para que você possa entender melhor veja a imagem 1.0, nela observamos que a coluna é constituída por várias vértebras, 33 para ser mais preciso.

Ela é indispensável para a sustentação do corpo na forma bípede e por diversos movimentos do tronco, como torcer, curvar e balançar. Além disso, a coluna vertebral é o meio pelo qual passa a medula espinhal que consiste em uma estrutura do Sistema Nervoso Central que é imprescindível na transmissão das informações nervosas.

As vértebras são empilhadas uma em cima da outra separadas por discos que funcionam como almofadas que amortecem o impacto dos movimentos, pois possuem um núcleo macio e gelatinoso (núcleo pulposo) envolto por um anel mais resistente e elástico (anel fibroso).

Entretanto, algumas vezes pode haver um deslizamento ou uma ruptura do anel fibroso, o que leva a expelimento (herniação) do núcleo pulposo e, assim, a comprimindo raízes nervosas ou até mesmo a medula espinhal. Essa compressão pode dar origem aos mais diversos sintomas, como dor e disfunção de algum membro ou parte do corpo. Elas ocorrem com maior frequência na região inferior da coluna (lombar), mas também podem ocorrer no pescoço (região cervical).

Imagem 1.0:

hérnia de disco
  • Quando a dor que sinto pode ser em razão da hérnia de disco?

Os sinais e sintomas dependem da localização em que ocorreu a herniação do núcleo pulposo e se ele está ou não comprimindo a medula ou raiz nervosa. Diante disso, é mais comum que a dor da hérnia de disco seja ardente e pungente que pode se irradiar para a extremidade inferior. Outrossim, em casos mais graves a dor pode vir associada  a fraqueza ou alterações da sensibilidade e dormência e formigamento, acometendo o mesmo lado do corpo.

Se a herniação estiver na parte inferior das costas a dor pode irradiar para as nádegas, coxas e panturrilhas, já se ela estiver no pescoço a dor pode irradiar-se para o ombro ou para o braço. Nesses casos é importante buscar um neurocirurgião, a fim de avaliar a etiologia da dor e tratá-la.

  • Qual a causa da hérnia de disco?

Sua principal causa se dá em razão do envelhecimento e por conseguinte do desgaste gradual dos discos intervertebrais que passam a cada dia suportar menos impacto, pois perdem a resistência e a flexibilidade, propiciando a herniação do núcleo pulposo. Hoje sabemos, também, que a predisposição genética associada a fatores ambientais é um fator muito relevante para o surgimento da hérnia discal.

Outra causa muito frequente da hérnia de disco consiste em levantar objetos pesados incorretamente, bem como girar, torcer durante o levantamento. Esse fator é muito frequentemente relacionado à prática de exercícios de alto impacto  de maneira incorreta , especialmente, em idades mais avançadas.

  • Principais fatores de risco:

Sobrepeso e sedentarismo: o excesso de peso corporal, muitas vezes desencadeado pelo sedentarismo, é um importante fator que sobrecarrega os discos intervertebrais, o que associado ao desgaste natural deles com a idade, as chances de herniação aumentam consideravelmente.

Condições ocupacionais: trabalhos que são fisicamente muito exigentes, são predisponentes ao desenvolvimento de hérnia de disco. Atividades, por exemplo, que envolvem levantar, puxar, empurrar, dobrar para os lados e girar repetidamente são fortes ocupações de risco.

Genética: alguns indivíduos herdam a predisposição ao desenvolvimento de hérnias de disco, o que associado a outros fatores de risco intensificam essa possibilidade.

tratamento+para+hérnia+de+disco
  • Possíveis complicações

Ao nível da vértebra L1 /L2 a medula espinhal termina em uma estrutura chamada cone medular, dando início à cauda equina (nome em razão da sua semelhança à cauda de um cavalo) que agrupa várias raízes nervosas. 

Raramente a hérnia de disco pode comprimir todo o canal medular e, assim, todos os nervos da cauda equina. Diante disso, é importante realizar uma cirurgia de correção e em pouquíssimos casos há a necessidade de realizar cirurgias de emergência para evitar fraqueza ou paralisia permanente.

  • É de extrema importância procurar atendimento médico de emergência se você tiver:

Piora dos sintomas: a dor, a dormência ou a fraqueza podem aumentar a ponto de atrapalhar suas atividades diárias.

Disfunção da bexiga ou intestino, por exemplo, essa é uma consequência da síndrome da cauda equina.

Anestesia em sela: corresponde a uma perda progressiva de sensibilidade que afeta as áreas que tocam uma sela de cavalo, como a parte interna das coxas, a parte posterior das pernas e área ao redor do reto.

  • Tenho casos em minha família e tenho medo também de desenvolver hérnia de disco, o que devo fazer para evitar? 

É importante a prática regular de exercícios físicos em que proporcionem a manutenção de um peso saudável, bem como um trabalho de fortalecimento dos músculos do tronco, pois eles estabilizam e apoiam a coluna vertebral.

Mantenha uma boa postura, com as costas alinhadas e retas, especialmente, quando ficar sentado por muito tempo.

Levantar objetos pesados de maneira adequada, colocando o  maior peso sobre as pernas e não sobre a coluna.

Parar de fumar, pois essa prática a longo prazo leva a redução da oxigenação dos discos intervertebrais.

Portanto, diante do exposto, o ideal é que se você sente dores nas costas ou possui membros na família com hérnia de disco busque o atendimento de um profissional médico de preferência um neurocirurgião funcional, a fim de avaliar o seu quadro e tratar de maneira adequada.

Deixe um Comentário