Dor de Cabeça e o Bloqueio do Nervo Occipital

 Quando procurar um médico imediatamente, o papel do neurocirurgião e o bloqueio do nervo occipital

Dor de cabeça - bloqueio do nervo occiptal

Antes de tudo, você sabia que existem diferentes dores de cabeça?

Dentre os vários tipos de cefaleia ou dor de cabeça, as duas mais comuns são a cefaleia tensional e a enxaqueca (sinônimo para “dor de cabeça”), mas há muitas outras além dessas. Por isso, em alguns casos, um médico neurologista especialista em cefaleia pode ser consultado para que cada caso seja conduzido da melhor forma.

De qualquer forma, aproveito para dar um alerta: vá a um médico imediatamente caso seu caso se encaixe em qualquer um dos pontos abaixo:

  1. Sua dor de cabeça surgiu de forma repentina e rapidamente se tornou severa ou pode ser descrita como "a pior dor de cabeça da sua vida”;
  2. Você está com febre ou com a sensação de o pescoço estar “rígido” e dolorido à movimentação;
  3. Em caso de convulsão associada, alterações de personalidade, confusão, ou desmaio;
  4. A dor de cabeça começou logo após você se exercitar ou teve algum trauma;
  5. Você tem fraqueza ou dormência em algum dos membros ou dificuldade para enxergar.

Na maioria das vezes, o tratamento das cefaleias é medicamentoso, associado a mudanças de hábitos de vida e é proposto por um neurologista, mas, em certos casos, o neurocirurgião pode ajudar através de procedimentos pouco invasivos. Consulte um neurocirurgião especialista em dor para verificar se você pode se beneficiar com algum deles. 

Uma opção de tratamento para  neuralgia occipital, enxaqueca crônica e cefaleia em salvas por exemplo é o bloqueio de nervo occipital:

 

  • O nervo occipital está localizado na parte detrás da cabeça, costuma estar envolvido na  enxaqueca  e outras dores de cabeça.

 

  • O procedimento do seu bloqueio consiste em injetar analgésico (associado a esteroides em certos casos) no couro cabeludo, na região em que o nervo occipital cruza o crânio.  

 

  • O bloqueio do nervo occipital é um procedimento ambulatorial e não requer anestesia geral. O alívio, em alguns casos, pode ser sentido em minutos e o paciente geralmente pode dirigir para casa e retornar às atividades diárias normais no dia seguinte. Já os esteroides injetados podem levar mais dias para fazer efeito.

 

  • O bloqueio occipital tende a ser menos eficaz ou ineficaz para cefaleia tensional, dor de cabeça relacionada a hipotensão intracraniana ou a hipertensão intracraniana idiopática.

 

  • As complicações dos bloqueios do nervo occipital são raras. O paciente costuma sentir dormência temporária nas regiões inervadas pelos nervos occipitais, juntamente com uma leve dor nos locais de injeção por 3-5 dias.

Figura - Ilustração do bloqueio do nervo occipital maior

dor de cabeça

Referência:

Türkyilmaz EU, Eryilmaz NC, Güzey NA, Moraloğlu Ö. Bilateral greater occipital nerve block for treatment of post-dural puncture headache after caesarean operations. Revista brasileira de anestesiologia. 2016 Sep;66:445-50.

Deixe um Comentário