Bloqueio nervoso no tratamento da Dor
- O que é o bloqueio nervoso?
Chamamos de bloqueios ou infiltrações a injeção de medicamentos em nervos, músculos ou estruturas osteoarticulares, a fim de aliviar dores ao "desligar" os sinais nociceptivos e /ou controlar processos inflamatórios locais. Nesse sentido, esse também é um meio diagnostico para avaliar a origem e o tipo de dor."
De acordo com o padrão de dor, podem ser utilizadas medicações com efeitos anestésicos locais, anti-inflamatórios e /ou neuromoduladores.
- Quando esse tratamento pode ser realizado?
Esse tratamento pode ser realizado tanto para dores agudas quanto crônicas para se obter o alívio temporário do sofrimento e, desta forma, conseguir determinar a causa da dor e planejar o tratamento adicional necessário.
No entanto, o tempo do efeito do bloqueio depende das particularidades do caso e pode ser prolongado ou não.
- Como é realizado o bloqueio nervoso?
Esse é um procedimento feito, frequentemente, em regime ambulatorial, embora alguns pacientes precisem de internação após a sua realização. Além disso, a equipe de especialistas pode indicar a utilização de sedativo para aliviar o desconforto e a ansiedade de determinados pacientes.
Após delimitar o local em que será feito o bloqueio, com o paciente em posição adequada, o profissional aplicará um anestésico local na região que receberá a infiltração.
A injeção da medicação nas estruturas profundas poderá ser guiada por ultrassom e/ou raio-X a depender do caso.
Em seguida, o médico insere a agulha através da pele e a direciona até a região que deseja tratar, podendo utilizar uma pequena quantidade de contraste iodado, com intuito de localizar precisamente o alvo. Após a injeção do contraste, utiliza-se a radioscopia para guiar a agulha até o local desejado e, por fim, injeta-se o medicamento escolhido para o caso.
Por fim, esse medicamento pode variar de acordo com o paciente, bem como a quantidade de bloqueios que serão realizados.
- Quais os resultados do bloqueio nervoso?
Os resultados, como em qualquer tratamento, variam conforme o paciente, mas em geral os efeitos de alivio da dor são quase imediatos. Em relação ao tempo de duração do bloqueio, depende do tipo e da combinação de medicamentos, podendo levar horas, dias ou semanas. Por exemplo, medicamentos esteroides costumam ter um efeito prolongado, visto que sua ação é mais lenta.
Embora, esse tratamento tem como intuito melhorar a qualidade de vida do paciente, ele costuma, na maioria das vezes, ser um tratamento temporário, havendo a necessidade de agir se possível sobre a causa da dor.
Vale ressaltar que, o resultado varia de pessoa para pessoa, há casos em que se consegue alivio imediato da dor com algumas sessões e outros em que os mesmos são menos eficazes. Isto vai influenciar na continuidade ou não do tratamento.