Lombalgia – Dor lombar
- Doutor, antes de tudo por que minhas costas doem?
As costas podem doer(Lombalgia, dor lombar) por causa de qualquer lesão, compressão ou distensão das estruturas que formam o nosso dorso. Essas estruturas são ilustradas na imagem 1. Na maior parte dos casos, trata-se de uma dor musculoesquelética sem maior gravidade. Em outros pode haver um problema maior, como estreitamento do canal por onde passa a medula espinhal ou compressão dos nervos que saem da medula. Além disso, traumas podem fraturar vértebras ou romper ligamentos importantes para a sustentação da coluna vertebral. Tudo isso pode levar a uma dor aguda (que tem pouco tempo de duração) ou crônica (que tem mais de 12 semanas de duração).
- Quando devo procurar um Neurocirurgião por causa de uma Lombalgia, Dor Lombar?
Em primeiro lugar, não fique ansioso imaginando as piores causas possíveis para o seu incômodo. A maior parte das pessoas sentiu ou sentirá dor lombar (ou lombalgia) em algum momento da vida. Quase sempre se trata de uma dor lombar inespecífica, sem sinal de gravidade e que deve melhorar após algumas semanas de tratamento com analgésicos, fisioterapia e autocuidados de acordo com a orientação médica.
- Mas doutor, quais as chances de eu ter uma doença grave?
Apenas cerca de 1% dos pacientes que apresentam dor nas costas tem alguma causa grave para a dor. Nesses casos, os pacientes geralmente têm sinais e sintomas que indicam gravidade ou fatores de risco importantes. Durante a avaliação clínica, seu médico identificará esses sinais e saberá como conduzir melhor cada caso.
- Eu preciso fazer uma Ressonância Magnética ou outro exame?
Apenas depois de uma avaliação médica isso poderá ser decidido. Mas, de antemão, posso dizer que nenhum exame de imagem (Ressonância Magnética, Tomografia ou Raio-X) é necessário já na primeira consulta na maioria das dores lombares, pois geralmente aquelas que têm menos de 4 semanas de duração e não possuem sinais de gravidade (a serem avaliados pelo médico) não se relacionam com causas mais preocupantes. Nesses casos, solicitar muitos exames pode contribuir para intervenções médicas (como cirurgias) não necessárias. Então, se seu médico não solicitar exames de imagem na primeira consulta, isso não é motivo de preocupação.
- Quando, então, eu devo me preocupar com uma dor lombar?
Você deve procurar um médico neurocirurgião ou ortopedista especializado em cirurgia de coluna o quanto antes se:
- A dor surgiu após uma queda ou trauma nas costas;
- Existe dormência ou fraqueza nas pernas associada à dor;
- Está com problemas no controle da micção ou da defecação;
- A dor se irradia/se espalha para a perna;
- A dor já dura mais de 3 semanas sem melhora ou a intensidade é tão forte que acorda você durante a noite ou atrapalha você nas tarefas diárias;
- Teve perda de peso inexplicada nos últimos meses;
- Tem histórico de osteoporose ou de câncer.
- Dor lombar pode precisar de uma neurocirurgia?
Sim. Algumas pessoas precisam de uma intervenção cirúrgica para resolver a dor. Geralmente, ela é necessária se existirem sintomas graves ou persistentes devido à compressão de uma raiz nervosa por hérnia de disco ou à diminuição do canal onde fica a medula espinhal (canal medular) - chamamos isso de estenose espinhal. A avaliação é complexa e deve ser feita por um neurocirurgião.
Boa noite eu queria fazer uma validação porque tenho muita dor nas costas no lambar também … esse endereço fica aonde tem em Suzano
Olá, Renato! Tudo bem?
A Clinica fica em Teresina-PI, atendo pessoas de outros lugares por Telemedicina.
O link para agendamento de Teleconsulta é: https://www.doctoralia.com.br/gustavo-noleto-2/neurocirurgiao-especialista-em-dor/teresina?utm_source=website&utm_medium=website&utm_campaign=website#highlight-calendar-55798
Bom dia Dr, eu estou com uma dor a mais de 3 meses, já fiz todos exames laboratórial e não acha nada, acharam que era rim, infecção de urina mais nada deu,a dor é insuportável, está me limitando a varrer uma casa e já fez eu fazer xixi nas calças,hj voltei no médico me encaminhou pra fazer um raio x lombar.